Notícias

Vantagens do trabalho temporário e do trabalho terceirizado para empresas de Paranaguá

Um dos municípios mais antigos do Paraná, a histórica Paranaguá é uma das principais portas de entrada e saída de diversos produtos do Brasil

Autor: Aroldo GlombFonte: KAKOI Comunicação

Um dos municípios mais antigos do Paraná, a histórica Paranaguá é uma das principais portas de entrada e saída de diversos produtos do Brasil para outros países através de suas atividades portuárias.

Estamos falando do escoamento de safras inteiras e da exportação de insumos e produtos industriais até a importação de equipamentos. De acordo com a estimativa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2016, Paranaguá possui uma população de 151.829 habitantes (a 10ª cidade na lista de municípios do Paraná por população) com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 7 200 842 000 (2010) - o sexto maior do estado.

Tantos atrativos econômicos, logísticos e de mão de obra fazem de Paranaguá uma cidade com tudo para que qualquer empresa prosperar financeiramente e estruturalmente.

Pensando em auxiliar a gestão de pessoas destas empresas presentes em Paranaguá, a RH Nossa traz toda a sua expertise de 25 anos de mercado com soluções personalizadas em mobilização de mão de obra qualificadas! Melhorar a produção reduzindo custos com pessoal sem perder a excelência de qualidade de seus produtos ou serviços é um grande desafio. Empresas que busquem soluções em mão de obra podem contar com duas grandes opções: trabalho temporário e trabalho terceirizado.

Confira as diferenças entre estas duas modalidades de contratação e veja qual se encaixa perfeitamente ao seu negócio!

1 - O Trabalho Temporário
Um empregado temporário pode ser contratado simplesmente para substituir algum funcionário que esteja impossibilitado e executar as suas atividades, como nos casos de licença-maternidade, ou para atender alguma demanda sazonal como quando as empresas precisam aumentar a sua demanda, bem comum em períodos como fim de ano ou em datas festivas específicas como a Páscoa. Confira quais são as vantagens que o trabalho temporário traz para o seu negócio:

Contratos enxutos - O trabalhador temporário pode ser utilizado por até três meses com contrato que pode ser prorrogado por até mais três ou até rescindido antes do prazo sem problema algum. É uma mão de obra que você pode contratar por um prazo bem curto mas, se você quiser produzir por dois meses, pode encerrar a qualquer momento.

Mobilização mais rápida - Mobilise mão de obra especializada na hora em que precisar e economize com salários e encargos de acordo com a necessidade e a urgência do seu negócio! Não precisa aumentar a sua folha de pagamento! Em uma semana é possível colocar 100 funcionários, por exemplo, na linha de produção. Sem nenhum tipo de aumento na sua área administrativa para cuidar desta demanda. Mais segurança jurídica - Em qualquer momento em que o empresário perceber uma baixa na sua demanda é possível encerrar o contrato sem custo adicional e dentro da lei.

Benefícios burocráticos - Por não ter custo adicional como aviso prévio indenizável ou multa de FGTS, o temporário passa a ser uma alternativa vantajosa. É um contrato pré-determinado com início e fim e este término é de acordo com o motivo que justificou a contratação. Se o motivo acabar com um mês e meio, o término do contrato acontece neste período sem custo adicional. Simples assim!

Economia de dinheiro e de tempo - Ao contratar um serviço temporário, o custo da contratação destes trabalhadores costuma ser menor do que o de funcionários permanentes com todos os seus benefícios. O recrutamento realizado por uma agência economiza também o tempo que a empresa leva para encontrar um novo profissional já que todo este processo estará sob responsabilidade da empresa que está prestando este serviço. A seleção é feita de maneira profissional e de acordo com a necessidade da empresa contratada para encontrar estes profissionais.

2 - O Trabalho Terceirizado
Ao optar pela terceirização uma empresa contrata uma prestadora de serviços para realizar determinada atividade dentro do seu processo de produção. A empresa contratada para encontrar mão de obra terceirizada é a responsável pelos funcionários que não estão subordinados à empresa contratante do serviço.

Confira quais são as vantagens que a terceirização traz para a sua empresa:

Manutenção do foco do seu negócio - Quem terceiriza pode focar na sua atividade principal aumentando a especialização do negócio, garantindo menor esforço tanto no treinamento quanto no desenvolvimento dos profissionais. Simplificação da estrutura - Garantir uma estrutura administrativa mais simplificada e enxuta traz economia pela redução de contratos profissionais e de níveis hierárquicos. Com a terceirização a companhia tem menos temos menos processos enxugam a organização da empresa por reduzir diversas áreas de responsabilidade dos profissionais.

Melhoria na competitividade - A terceirização traz maior agilidade nas decisões do negócio quase que imediatamente, agilizando a competitividade dentro do mercado. As pequenas e médias empresas conseguem melhorar a sua área de abrangência a ponto de crescer sem realizar novos investimentos.

Melhoria da produtividade - Ao terceirizar, a produtividade começa a crescer já que a empresa estará concentrada na realização da atividade-fim. Isso sem mencionar o aumento no ritmo e volume de produção e visível melhoria na qualidade da produção.

Mais economia - Redução do desperdício e de custo nos estoques - além de uma visível redução das atividades da empresa - trazem mais economia para qualquer negócio. Com a terceirização há vantagens econômicas como a redução do tempo ocioso do maquinário e a adequação de gastos com materiais necessários para cada atividade.

voltar

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.9377 5.9387
Euro/Real Brasileiro 6.2699 6.2779
Atualizado em: 27/11/2024 18:51

Indicadores de inflação

08/2024 09/2024 10/2024
IGP-DI 0,12% 1,03% 1,54%
IGP-M 0,29% 0,62% 1,52%
INCC-DI 0,70% 0,58% 0,68%
INPC (IBGE) -0,14% 0,48% 0,61%
IPC (FIPE) 0,18% 0,18% 0,80%
IPC (FGV) -0,16% 0,63% 0,30%
IPCA (IBGE) -0,02% 0,44% 0,56%
IPCA-E (IBGE) 0,19% 0,13% 0,54%
IVAR (FGV) 1,93% 0,33% -0,89%